Sustentabilidade em Eventos, é possível?

Impacto do plástico e suas alternativas.

Você sabia que Julho é o mês para aprender a viver sem plástico?  Pois é, em 2011, na Austrália foi criado o movimento #plasticfreejuly para conscientizar a população sobre os efeitos do plástico no meio ambiente e desafia-las a viver o mês de Julho sem produzir esse tipo de lixo. Hoje o movimento está presente em pelo menos 150 países e fez com que fosse possível a formação de uma ONG especializada! Ficou curioso? Então conheça mais sobre eles clicando aqui.

A educação ambiental também é uma preocupação da nossa equipe.  E por isso, queremos te convidar para uma reflexão: Já pensou quantos copinhos e/ou garrafinhas plásticas despejamos na natureza depois de cada evento?

Sustentabilidade em eventos corporativos

Em uma convenção de 10 horas de duração consome-se cerca de 3 águas por pessoa, ou seja, em um evento de 100 pessoas descartaremos no mínimo 300 garrafas plásticas. Isso sem falar dos copinhos de café, misturadores, canudos, entre outros.

E sabe onde vai parar a maioria desses dejetos? No oceano! Sim, existe uma projeção que estima que em 2050 haverá mais plástico do que peixes nos mares*.

Hoje o estrago já é bem grande, tartarugas marinhas, albatrozes, e pelicanos estão ameaçados de extinção pela ingestão de resíduos de plástico, sem falar os que ficam machucados ou presos. O plástico afeta também o DNA de pequenos animais como plânctons e crustáceos**.

O que podemos fazer para ajudar o desenvolvimento sustentável??

– Parcerias com ONGs de reciclagem;
– Fiscalizar o descarte correto de embalagens plásticas;
– Preferir sempre louças ou descartáveis biodegradáveis (como papel, bambu..);
– Nunca utilizar canudos plásticos!
– Entregar canecas ou copos reutilizáveis para seus participantes durante o evento;
– Solicitar aos hotéis garrafas de vidro ou fazer o uso de galão de água.

Com essas simples ações conseguimos ajudar o planeta, reduzir o volume de lixo nos aterros, economizar dinheiro (o nosso e do governo), economizar água e ainda salvar os animais marinhos!